17 de fev. de 2012

Pedindo licença: Vergonha + Felicidade = ???

Estranha mistura não?! Tão estranha que eu ainda não consegui descobrir no que elas resultam.
Mas foi exatamente esta a combinação que eu senti ontem ao saber que uma garota da faculdade estava lendo meu Blog. Quando ela disse "Adorei seu blog, me identifiquei muito", eu pensei simultaneamente "Meu Deus ela está lendo meu blog, e está gostando". Fiquei um pouco sem graça, mas passou logo.
Um pouco mais tarde fui até a minha antiga escola (dói tanto dizer que é minha antiga escola) ver umas amigas e quando cheguei lá ganhei muitos abraços seguidos de "Seu Blog está lindo". Eu sinceramente não sabia se ria ou simplesmente fazia cara de paisagem, mas só conseguia pensar: "Que bom, elas estão gostando, afinal, foi pra elas que fiz aquilo".
Eu sempre soube que um blog, ainda mais quando se assemelha a um diário virtual, é um ponto de apoio, mas não imaginava que ficaria tão feliz. Cada comentário, cada elogio, tenho vontade de escrever mais e mais.
Tive uma professora que sempre me dizia "Se eu entrar em uma sala de 40 alunos e conseguir atingir 1 eu saio feliz porque meu tempo não foi desperdiçado e cumpri com meu compromisso". É exatamente assim que estou me sentindo agora, se cada post que eu fizer representar algo pra ao menos uma pessoa eu já alcancei meu objetivo.
Bom, depois de escrever tanto acho que encontrei o resultado Vergonha + Felicidade = SATISFAÇÃO.

15 de fev. de 2012

Curiosidade: Você Sabia? EaD

Você sabia que as Faculdades tem autorização do MEC para ministrar até 20% da carga horária de seus cursos a distância (pela internet)? Legal néh? Isso significa que, na maioria dos casos, um dia por semana os alunos não frequentam a Faculdade (ao menos que tenham dificuldades em acessar a internet e precisem usar os computadores disponíveis nesta para realizar suas atividades) e a(s) matérias são ministradas online. Geralmente são uma ou duas disciplinas. No meu caso são duas e são ministradas as quartas-feiras.
Fique atento: As disciplinas ministradas na modalidade EaD seguem as mesmas regras das disciplinas presenciais, portanto o aluno deverá cumprir com as tarefas e controlar suas faltas (sim, o sistema registra suas presenças em uma espécie de lista de presença online). Caso contrário o aluno pode ser reprovado tanto por notas quanto por faltas. É melhor tomar cuidado, afinal, ninguém quer ser reprovado.

Faculdade: Socializando

Na segunda-feira entrei na sala, sentei e os minutos que antecederam a chegada do professor pareceram eternos. Meus amigos e família sabem o quanto eu amo falar e aquele silêncio de primeira aula onde ninguém se conhece foi mortal. Juro, tive vontade de sair da sala. Ontem (terça-feira), ficamos em dúvida quanto a nossa primeira EAD (Edução a distância) e o professor nos orientou para que procurássemos resolver assim que terminasse a aula. Quando eu saí da sala com mais uma colega passamos pelo "pátio" e praticamente toda a nossa sala estava lá, fomos até a biblioteca e quando voltamos resolvi perguntar se eles estavam discutindo a EAD, resumidamente, eles estavam e nada foi resolvido. Saímos um pouco antes e a galera continuou conversando. Enquanto eu e minha colega esperávamos a van a galera chegou em peso. Alguns conversando de um lado, outros no lado oposto e nós duas sentadas no banco logo atrás. Olhei pra ela e disse: "Vem, vamos socializar". Não sei de onde tirei aquela espontaneidade toda, mas cheguei chegando e dizendo: "Aí galera, vamos socializar porque nossa turma é pequena, não vamos ficar muito tempo juntos e aquele silêncio de ontem na sala é de matar". Teve o momento todos olhando pra louca, mas a galera aderiu a minha ideia e começamos todos a conversar, ou melhor, quase todos, sempre têm os mais introspectivo. O papo rendeu. Falamos sobre bolsas de estudo, descobrimos quem tinha tirado o primeiro lugar de quem no PROUNI e logo surgiu a sugestão de um churrasco. Entramos no ônibus (acho que incomodamos muito as 6 pessoas de outras salas que estavam lá) e o papo continuou com muitas risadas. Parece que o churrasco vai sair mesmo (sim, na primeira semana de aula já estamos planejando churrasco, imaginem no fim do semestre). Trocamos Facebook e agora estamos na fase "se lembrar o nome de alguém, adicione". Enfim, o momento socializando rendeu muito. A minha impressão foi de que essa sala tem tudo para ser unida, mesmo que no 4º semestre a turma seja dividida. Espero estar absolutamente certa ;-)

13 de fev. de 2012

Faculdade: Primeiro dia de AULA e primeira colega de classe

Sim, primeiro dia de aula, matéria, lição para ser mais clara, porque sexta-feira, como qualquer primeiro dia que se preze, ficamos apenas no "bate-papo".
Quando eu estava subindo as escadas a garota que estava na minha frente me olhou e perguntou: "É no andar de cima néh?", enquanto confirmava pensei "Uau, ela só me viu uma vez e já me reconhece pelo corredores".
Quando entrei na sala senti um grande alívio. Havia várias pessoas que não estavam lá na sexta-feira, saber que a minha sala não tem apenas dez pessoas foi muito bom (rsrs).
Me sentei e a garota sentou ao meu lado. Sim, as mesas são posicionadas lado-a-lado.
Minha missão do dia: descobrir o nome da minha nova colega. Por sorte, o professor seguiu os costumes que eu, particularmente, achava comuns apenas até o Ensino Médio e pediu que nos apresentássemos. O nome dela é Brenda e, (espero que ela nunca leia isso) é tem uma cara muuuuuuuuuito nerd. Eu sei que não é legal estereotipar as pessoas, mas foi impossível.
A aula foi ótima (me lembrou as primeiras aulas na ETEC). Eu poderia simplesmente ignorar, pois tive esse mesmo conteúdo no primeiro semestre da ETEC e, diga-se de passagem, tive um rendimento muito bom a disciplina, porém, cada professor possui métodos, didática, conceitos e, acima de tudo, experiência pessoal/profissional própria e por mais que você tenha a mesma matérias dezenas de vezes com professores diferentes, se eles forem bons (e o professor de hoje pareceu ser ótimo) você sempre vai aprender algo novo.
No post anterior não falei sobre o campus (ainda estou me familiarizando, às vezes parece que estou em um labirinto), há um jardim no centro do prédio onde fica minha sala (Prédio 1 é o privilegiado. hehehe), dois passos para fora da sala são suficientes para vê-lo *-* Nele há uma pequena fonte, uma espécie de mini-lago com peixes e gaiolas com pássaros. Da sala dá pra ouvir o canto deles que hoje exerce uma espécie de efeito calmante (rsrsrs), mas acho que em dias de prova deve ser de dar nos nervos.
Hoje nem dormi no ônibus no caminho de volta (isso porque o trânsito me faz demorar uma hora a mais pra chegar em casa), isso é o que eu chamo de evolução =D