26 de fev. de 2012

Dica: Em dúvida?Que tal um Técnico?!

Desculpem a minha ausência, mas por incrível que pareça eu aproveitei o feriado.
____________________________________________

É muito comum ter dúvidas sobre o que você quer fazer e qual caminho pessoal/profissional pretende seguir. Mesmo sendo uma situação mais comum na adolescência (principalmente naquela fase pré-vestibular), acreditem ou não, isso pode acontecer em qualquer idade.
Ter habilidade com determinadas disciplinas ou áreas do conhecimento na escola pode não ser exatamente um grande aliado na hora de fazer suas escolhas. Além do que, você pode ser estranha como eu. Observem a minha linda situação: adoro Humanas, minha melhor matéria em provas e vestibulares costuma ser Códigos e Linguagens, sou completamente apaixonada por Arte (ainda vou fazer Artes Cênicas *-*) e no fim das contas fui para um curso de exatas. Portanto, as matérias da escola não me influenciaram na hora da escolha.
Dúvidas? Perdi as contas de quantas. Pensei em umas 10 carreiras antes de me decidir. Foi quando, ainda em processo de escolha resolvi entrar no Curso Técnico de Informática.
Alguns fatos:
1. Escolhi informática porque eu sempre gostei de computador.
2. Entrei no curso porque queria saber se eu realmente gostava disso.
3. Jamais poderia imaginar que o curso era voltado para programação de computadores (aliás, eu nem sabia que isso existia).
4. Eu pensava em desistir toda semana durante o primeiro semestre.
5. Sim, eu gosto mesmo de computadores.
O que eu quero dizer com tudo isso? É que se você tem simpatia por alguma área/profissão, mas ainda não tem certeza de que é o que você deseja para sua vida, fazer um curso técnico pode te ajudar muito. Essa modalidade de curso é uma espécie de "versão compacta" da graduação, você certamente não vai sair de um curso técnico sendo especialista em algo, mas ele vai servir pra te mostrar se é realmente nisso que você quer se aprofundar, ou se você estava muito enganado.
Eu fiz isso e recomendo, o curso me fez querer aprofundar meus conhecimentos na área, além de me dar uma ótima base, principalmente para esses primeiros tempo da faculdade.

Um apelo: Se você não tem a menor ideia do que fazer quando acabar o Ensino Médio espere, não faça nada por impulso. Dê um tempo (de preferência não muito longo), faça análises, dedique-se a algo. Mas não entre em qualquer faculdade/curso só para dizer que saiu do E.M. direto para um curso superior. Você pode gastar dinheiro atoa, ou o que é ainda pior, tirar a vaga de alguém que realmente queria estar ali.

2 comentários:

  1. Com certeza!!! Assino embaixo tudo escrito acima! Sair do ensino médio direto para uma graduação sem ter certeza da carreira a qual seguir é uma precipitação que pode te causar muitos estragos. O curso técnico de informática me deu uma excelente base da área que pretendo seguir, além de me proporcionar diversas amizades e experiências inesquecíveis! E "Buruna" parabéns pelo Blog, ta a sua cara!! Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. Fico feliz em saber que meus amigos estão passando por aqui =D
      Como eu disse, o curso pode te dar, ou não, a certeza de que área seguir. Como foi o caso da Tamires.
      Beijos.

      Excluir